sábado, 15 de agosto de 2009

Punk Rock


O punk rock foi uma reação dos jovens ingleses contra uma série de acontecimentos da época, e indicou uma volta às raízes do rock and roll: poucos acordes, melodia fácil e uma energia e peso nas guitarras jamais ouvidos na história do rock. A juventude inglesa da época precisava de uma nova expressão musical, pois a década ficava cada vez mais enjoativa com bandas de rock progressivo tocando músicas de mais de dez minutos, fazendo solos intermináveis e os shows de rock se transformando em superproduções. O heavy metal se tornara um estilo fastidioso, e muitas bandas, como Kiss, "traiam" seus fãs gravando até disco music. Tudo era cada vez mais distante da realidade da juventude.
A reação dos jovens ingleses foi voltar às raízes do rock, tanto na música como nos trajes: o bom de velho blue jeans surrado, as jaquetas de couro, as botas Doc Martens (no Brasil, Coturnos) e, para enfeitar, alfinetes, bótons e cabelos descoloridos ou com muitas cores. A música não podia ter mais do que três minutos e tudo deveria ser muito rápido e urgente. A influência musical do punk vinha dos Stooges, do New York Dolls e das bandas de garagem dos anos 60, como The Sonics. Se falasse mal da rainha e de toda a monarquia inglesa, melhor ainda.
Margaret Thatcher era a maior vítima dos Punks. O desemprego corria solto pelo Reino Unido e as bandas vinham dos subúrbios. Eram todos de classe operária, sem grana para comprar roupas de grandes grifes. Eles então invadiram a King Road - rua do bairro chique Chelsea, onde se instalavam as melhores roupas baratas e que se enquadracem no visual punk. malcolm Maclaren e Vivienne Westwood abriram a primeira butique punk por lá, chamada SEX. Vivienne criou os primeiros modelitos de calças bondage, as famosas calças de tecido escocês, com vários zíperes.

Um comentário:

  1. tenho apenas 10 anos mas amo ROCK































    tenho apenas 10 anos mas amo ROCK














    ResponderExcluir