quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Nasce Ziggy Stardust


Considerado o camaleão do rock, David Bowie começou na década de 60 com um estilo mod, mas veio a fazer sucesso somente nos anos 70, quando adotou um visual mais glitter. Em 1972, lançou o grande clássico da era glam, o álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders from Mars, no qual criava o personagem Ziggy Stardust, um rockstar andrógino e bissexual vindo de outro planeta. Nessa época, Bowie chegou a declarar à imprensa inglesa que era gay somente para promover seu novo disco. Ele pintava o cabelo de laranja, se vestia e se maquiava como uma mulher e fazia apresentações teatrais. O álbum foi um sucesso em 1973 não só na Europa como também nos EUA, o que incentivou a venda dos anteriores, The Man Who Sold The World (1970), Hunky Dory (1971) e Space Oddity (1972, que na verdade era o relançamento do seu segundo álbum, David Bowie (1969), mas com outro título).
Depois de muitos shows,Bowie reapareceu com Alladin Sane (1973). No ano anterior, foi produtor de Lou Reed em Transformer, além de promover a volta do Mott the Hoople com clássico All the Young Dudes, e, em 1973, trabalhou na produção de Iggy Pop & The Stooges em Raw Power. Com sua banda, The Spiders from Mars, que trazia o grande guitarrista Mick Ronson, Bowie ainda gravou Pin Ups (1973), um disco repleto de cover das gerações merseybeat e psicodélica dos anos 70 que tanto influenciaram sua carreira. Na capa o cantor aparece exageradamente maquiado ao lado da sua esposa Angie Bowie. Após esse álbum, fez um de seus últimos shows com o Spiders from Mars e anunciouo fim da banda e do personagem Ziggy Stardust.
O camaleão se transformou novamente e lançou o álbum Diamonds Dogs (1974), que em algumas lojas dos EUA teve capa censurada porque ele aparecia com o corpo nu, metade homem, metade cachorro. Esse disco trazia uma grande hit: "Rebel Rebel".

Bowie começou a excursionar com um novo visual de ternos elegantes,bem mais comportado que o de sua fase anterior. Os fãs levaram um susto, e o álbum David Live (1974) confirmou essa nova fase. Sua música passou por uma transformação, agregando elementos de soul music que ficaram mais evidentes com lançamento de Young
Americans (1975). Um dos grandes hits dessa época foi a música "Fame", que ele fez em parceria com John Lennon e Carlos Alomar. Depois disso,mudou para Los Angeles e começou sua carreira como ator, estrelando o filme O homem que caiu na Terra (1976). Nessa época, Bowie se envolveu com drogas e acabou voltando para Inglaterra.
A mudança para Berlim truxe um novo momento para sua carreira influenciado pela música eletrônica e auxiliado pelo ex-Roxy Music Brian Eno, Bowie produziu mais uma obra-prima: o álbum Low (1977) que se tornou um clássico regravado muitas vezes. Paralelamente ainda produziu mais dois álbuns de Iggy Pop - The Idiot e Lust for Life, e continuou sua carreira de ator, aparecendo em vários filmes. essa fase na Alemanha se encerra com o álbum Lodger (1979)
Em 1980, reapareceria com o álbum Scary Monsters, prenúncio de uma nova fase q marcaria a carreira de Bowie na década de 80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário