quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Moda com " Atitude"



Muitas vezes, a moda surge como um ato de contestação, mas acaba virando parte da industria.
Quando o movimento "punk" surgiu, na segunda metade dos anos 70, era um protesto de jovens pobres e desempregados contra a situação social na Inglaterra.
As roupas rasgadas, com pinos e alfinetes tinham objetivo de chocar as pessoas. Com o tempo, no entando, o estilo já não assustava mais e ficou cada vez mais popular. Logo, jovens das classes média e alta adotaram essa moda, os chamados "punks de boutique"... Coisa que eu acho meio sem personalidade, a pessoa adotar pelo estilo, não pela Ideologia.

Durante os anos 70 e parte dos 80 o movimento punk nasceu, cresceu e deu frutos no Reino Unido e nos Estados Unidos. Punks surgiram em quase todas as esquinas do Globo e o que era apenas um movimento comportamental passou também a ser um movimento musical revelando nomes como MC5 e Sex Pistols, por exemplo. Mas em seu berço o punk deixou de existir. Pelo menos como era no início. E agora o movimento ganha força em lugares improváveis como Cuba, Iran e China.

De acordo com o The Guardian, é nestes lugares, onde o simples fato de criticar o governo pode levar um cidadão à prisão, que o sentido inconformista e anarquista do movimento punk encontra fôlego para sobreviver em pleno século 21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário