terça-feira, 11 de agosto de 2009

O Grunge


O movimento musical que mais marcou o início da decada de 90 foi o grunge, também conhecido como Seattle Sound (som de Seattle), estilo criado com base em influências do rock de Detroit no final da década de 60 feito pelos Stooges e também derivado do heavy metal do Black Sabbath no início da carreira.Muitos diziam que o grunge era, musicalmente, um híbrido do heavy metal e do punk.
As primeiras bandas do grunge eram mais pesadas, como Green River, Mudhoney, Tad e Soundgarden.
A Maior responsável pela divulgação do estilo foi a gravadora Sub Pop, fundada em 1986, que começou a contratar e gravar as bandas que faziam a cena underground de Seattle.
No início dos anos 90, o jornalista Everett True, do jornal inglês Melody Maker, foi convidado pela Sub Pop para fazer uma matéria sobre o movimento grunge. A partir daí aconteceu a programação do estilo na mídia.
Em 1988, a gravadora lançou por seu singles club (clube do compacto, forma de compra de compactos por meio de uma assinatura mensal) um compacto do Nirvana com duas músicas: "Love Buzz, uma regravação cuja versão original é do grupo holandês Shocking Blue, da década de 60, e " Big Cheese". No ano seguinte o grupo lançou o primeiro álbum, Bleach, um disco bem recebido pela crítica, mas que ainda mostrava o Nirvana em uma fase embrionária, com muita influência do heavy metal e punk. O disco foi gravado em poucos dias no estúdio do produtor Jack Endino e custou apenas 600 dólares.
Porém, em 1991, tudo mudaria para o Nirvana: já em uma grande gravadora, o grupo lançava Nevermind, o disco mais importante da década de 90. A música "Smells Like Teen Spirit" foi o grande hit do Nirvana, que os consagrou mundialmente.
Nessa mesma época, outra banda de Seattle começava a aparecer, o Pearl Jam. No mesmo ano de 1991, o grupo lançava seu primeiro álbum e, impulsionado pelo sucesso do Nirvana, acabou emplacando músicas como "Even Flow" e "Alive"
Outra banda que começou com o selo da Sub Pop e em seguida assinou com uma grande garavadora foi Soundgarden. Em 1991 ela lançava com aclamado álbum Badmotorfinger.
Se o Nirvana, o Pearl Jam e o Soundgarden foram importantes no grunge como as três bandas mais bem-sucedidas comercialmente, o Mudhoney representou a banda mais autenticamente grunge de Seattle e uma das pioneiras. Antes do estouro do Nirvana, a banda já fazia sucesso na cena independente com um de seus primeiros compactos, Touch Me I'm Sick, de 1988. Como novos heróis do rock underground local, o Mudhoney lançou seu primeiro álbum em 1989, chamado simplesmente Mudhoney.

2 comentários:

  1. Seja pela roupa, seja pela música que ainda se vai escutando nos players de mp3 e iPods, o grunge parece mesmo estar regressando! Isso me deixa bem animado porque o grunge foi a música que mudou minha vida. Ainda hoje, passado todo esse tempo, ainda estremeço quando escuto os grandes hinos dessa época, do Nirvana ao Temple of the Dog. Para os mais saudosistas, sugiro uma checkada em http://cotonete.clix.pt/, onde pode encontrar uma rádio 100% grunge...

    ResponderExcluir